coleta uma nova forma de enxergar o resíduo
projeto de conclusão para faculdade PUC - RIO
O projeto Coleta propõe um sistema de coleta de resíduos sólidos em edifícios no Rio de janeiro. Esse sistema trata-se de um manuseio positivo (reciclar, reusar, condicionar adequadamente e locomover corretamente) que trás uma abertura para uma ressignificação da valorização econômica desses. De maneira que, a mudança de hábitos se conscientize a longo prazo com a troca de informações seguras com os usuários e descontos, que beneficie os residentes dos edifícios. Além de melhorar o fluxo de descarte e acondicionamento. Otimizando o descarte correto fazendo com que aproveitamento dos resíduos seja mais eficiente. Além de criar um elo entre as cooperativas e condomínios, com rotas feitas diariamente pela coleta de dados de recipientes inteligentes de pesagem e compilação de dados.
Orientador: Augusto Seibel
Coorienador: Guilherme de Baere
introdução
No Brasil, o crescimento populacional desordenado das grandes metrópoles cresceu exponencialmente, atraídos pelo desenvolvimento industrial. Aliado a uma sociedade extremamente consumista e com altas políticas de estimulação ao consumo.
Infelizmente a má destinação desses resíduos gerados por nós acontece e é considerado um dos problemas ecológicos do mundo. Todo material, substância, objeto ou bem descartado resultante de atividades humanas em sociedade. É um fenômeno puramente humano, e que gera consequências gravíssimas a nossa sociedade.
Estimativas realizadas pela ABERELP com base na série histórica mostra que o Brasil alcançará uma geração de resíduo anual de 100 milhões de toneladas por volta de 2030. Cada brasileiro produz 1,1 kg de lixo por dia (IBGE). É inquestionável que o consumo simplesmente faz parte da nossa sociedade. Entretanto, a má destinação dos resíduos gerados é considerado um dos maiores problemas ecológicos no mundo. Segundo dados do Banco Mundial, o Brasil é o 4º maior produtor de resíduo plástico no mundo, com 11,3 milhões de toneladas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia.
resíduo
descarte
armazenamento
Todo material, substância, objeto ou bem descartado resultante de atividades humanas em sociedade. É um fenômeno puramente humano, e que gera consequências gravíssimas a nossa sociedade.
¨Ato feito de (descarta-se) se deixar fora alguma coisa que não tem mais serventia ou não se deseja mais¨ ,¨Atitude, Fala, Rejeição¨, ¨Qualquer coisa que se encontre a parte, por ter sido rejeitado ou posto de lado¨
¨por em armazém, depositar, guadar¨
¨manter ou conservar em deposito¨
¨acumular juntar¨ Os Responsáveis por armazenar são de fins públicos e do gestor Comlurb. É importante que a Coleta e transporte desses resíduos seja adequada e segura para a população.
análise
da tarefa
Afim de verificar a praticidade da coleta. O resultado foi uma análise da tarefa que pontua alguns constrangimentos do usuário durante todas as etapas até a oferta.
estudo ergonômico
Alguns pontos de movimentação dos
músculos foram frequentes no ato da movimentação interna. Quando cheio os conteiners e/ou sacos o esforço é
muito intenso por conta do peso dos resíduos. Foi notado muitos constrangimentos durante a movimentação dos locais de estocagem (compartilhamento de
pavimentos e depósito temporário).
geração de alternativas
assim nasce o coleta
Um sistema inteligente de descarte e coleta de resíduos em edificios no rio de janeiro. Esse sistema trata-se de um manuseio positivo (reciclar, reusar, condicionar adequadamente e locomover corretamente) que trás uma abertura para uma ressignificação da valorização econômica desses. De maneira que, a mudança de hábitos se conscientize a longo prazo com a troca de informações seguras com os usuários e descontos, que beneficie os residentes dos edifícios.
Além de melhorar o fluxo de descarte e acondicionamento. Otimiza o descarte correto fazendo com que o aproveitamento dos resíduos seja mais eficiente e circular. Cria um elo entre as cooperativas e condomínios. Com rotas feitas diariamente pela coleta de dados de recipientes inteligentes de pesagem e compilam os dados.
A ligação de dados e a troca de informações é importantíssima para o sistema funcionar.
onde tudo começa
O cadastramento do usuário no sistema é o primeiro contato com o coleta. O sistema auxilia na escolha dos seus recipientes para sua casa de acordo com produtos/materiais que é mais usado diariamente para ter o maior aproveitamento de espaço possível.
Após esse primeiro contato com o sistema, o usuário recebe seus recipientes (devidamente microchipados) e tem a troca com o aplicativo, podendo obter informações de como descartar tais materiais, notícias evoluções e conquistas. É importante ressaltar que a troca de informações de como descartar é importantíssima para ter o maior aproveitamento dos resíduos
passo a passo do dia a dia
1 passo
descarte dentro de casa
Descarte nos condicionadores dentro das residências;
2 passo
plataforma
Após o contato e separação dos resíduos com o coleta dentro de casa, o usuário precisa descartá-lo na plataforma. Esta fica em áreas comuns do seu edifício.
3 passo
plataforma
Nesse momento o usuário vai a area comum do prédio e leva o seu recipiente para o descarte
4 passo
plataforma identificação
Primeiro o usuario coloca o recipiente na balanca e o sistema compilará todos os dados de pesagem, material e do usuario que descartou
5 passo
plataforma identificação
Após a identificacao do usuario. O local correto e aberto para o descarte.
6 passo
descarte na plataforma
Local aberto, dercarte concluido na platafora. Usuário leva seu condicionador para dentro de casa novamente.
o que você ganha com isso?
Com o coleta voce tem a troca informações seguras de como descartar. Trás descontos em contas do condomínio ou próprias. Tras um contato direto com as cooperativas trazendo um ciclo completo. Cria conquistas e metas, para que a mudança de hábitos se conscientize a longo prazo, pois o usuario entenderá seu impacto e entenderá que isso nao é apenas uma forma de beneficiar alguem, e sim de beneficiar-se a si mesmo
Quando o limite máximo do local de condicionamento chega, o sistema acionará a cooperativa e criará rota para retirada do mesmo. O usuário B ficará responsável para colocação a oferta da cooperativa. É muito importante ressaltar que uma logística eficiente, o sistema funciona sem desperdícios. E assim o resíduo voltará para o sistema.
itens do coleta
Local para colocação de carvão ativado ou pastilha de mercado para evitar odor e insetos desagradáveis.
Reservatório de respiro e liquidos. A padronagem de respiro serve para manter o resíduo seco e proprio para reciclagem
O coleta dois tamanhos de recipientes residenciais, o médio e o grande;
Nele temos uma tampa de click, tampa, recipiente P, M e G, reservatório de respiro
4 rodinhas emborrachadas invisíveis para facilitar na movimentação.
condicionadores
O descarte de óleo e eletrônicos é importantíssimas para o sistema ser mais circular. Eles são removíveis para facilitar a limpeza e entrega para as cooperativas
Espaço para containers
A plataforma ela consiste em local de descarte de vidro, papel, plástico e metal que consistem prensas para evitar espaços vazios. Descarte de eletrônicos e de óleo e uma balança.
Possui modulos para o maior aproveitamento de espaco e modularidade do mesmo. Possui um encaixe de vigas para estrutura
plataforma
pega ergonómica com duas mãos na própria casca
o gancho para uso de lifter na hora da coleta
possui encaixe dos contêineres revestidos de eva para organização e locação dos contêineres no local adequado
4 rodinhas giratórias.